fbpx
Home   /   Blog   /   A Aneel propõe aumento de 21% na bandeira tarifária da conta de energia

Notícia

A Aneel propõe aumento de 21% na bandeira tarifária da conta de energia
26 de Março, 2021

A Aneel propõe aumento de 21% na bandeira tarifária da conta de energia

Se aprovada, o aumento pode impactar significativamente também na inflação do país.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou esta semana, a proposta para aumento nas bandeiras tarifárias da conta de energia. Na bandeira vermelha, que representa maior porcentagem de taxa adicional, o aumento pode chegar até 21,03%. A proposta apresentada pela agência sugere um aumento de 10% no patamar 1 da bandeira vermelha e de 21% para o patamar 2.
Os percentuais serão discutidos em consulta pública entre 24 março e 7 de maio, e se aprovados, tornarão as contas de luz ainda mais caras. Esse aumento trará impacto na inflação, que já está em alta devido aos preços dos alimentos.
Em maio do ano passado, a Aneel suspendeu a cobrança das taxas adicionais devido à pandemia. Porém, com a diminuição nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, a agência retomou a aplicação da tarifa antes do previsto, com o acionamento em dezembro da bandeira vermelha patamar 2. Em janeiro, fevereiro e março, a cobrança adicional foi mantida, porém no patamar amarelo.

Saiba como funciona as bandeiras tarifárias
A bandeira tarifária é classificada pelas cores vermelha, amarela e verde. O sistema de bandeira tarifária determina se haverá a aplicação de cobrança adicional nas contas de luz dos consumidores, dependendo das condições de fornecimento de energia elétrica. Essa tarifa soma-se aos reajustes das distribuidoras.
A bandeira tarifária é acionada sempre que os níveis dos reservatórios das hidrelétricas diminuem, e assim cai a produção de energia. Para compensar esse déficit, são acionadas as termelétricas que têm um custo elevado de produção.

Alternativa para fugir das bandeiras tarifárias
A constante variação das bandeiras tarifarias vem causando transtorno para o bolso dos brasileiros, já que as variações das taxas são constantes, não dando a oportunidade de previsibilidade do valor conta de luz para o próximo mês.
Para fugir dessa variação de preços e o aumento desenfreado da energia no país, uma ótima opção é a energia solar.
Com a instalação de painéis fotovoltaicos, a energia passa a ser produzida através do sol, não dependendo da rede elétrica, com isso, além de não pagar as bandeiras tarifárias ainda é possível gerar uma economia de até 95% na conta de energia.
Além disso, a energia solar é uma fonte renovável, limpa e sustentável já que não emite gás carbônico.
Resumindo, com a energia solar a pessoa ajuda na sustentabilidade do planeta e acima de tudo, além de não pagar tarifas absurdas, ainda consegue diminuir o valor da conta de luz.

Comentários